22/07/2021

Expedições Olá Pet! – Sul do Brasil

Por Administrador

Todas as viagens para o Expedições são especiais, isso é fato.

Mas algumas cativam mais do que outras, e esse foi o caso da aventura que tivemos pelo Sul do Brasil. Partimos de São Paulo, em meados de outubro, em direção à Curitiba, que seria apenas a primeira e breve parada de nossa longa jornada. Continue aqui para saber os detalhes desse passeio incrível.

Foto 1

“Pessoal, saca só o que aprontamos no Sul do Brasil!” (Ass: Trupe Olá Pet!)

Depois de cerca de seis horas de estrada, avistamos Curitiba, a capital paranaense com suas ruas limpas, planejadas e arborizadas. Uma cidade realmente muito agradável.

Bob&Marley nem imaginavam a hospedagem simplesmente maravilhosa que esperava pela trupe em Curitiba

Agradável também era o hotel em que passamos duas noites enquanto estávamos no Paraná. Escolhemos ficar no Ibis Styles Santa Felicidade, um hotel prático, bem estruturado e muito pet friendly. Na ocasião, foi o único na cidade que aceitou pets de porte grande, um verdadeiro desafio. Então fica a dica: se estiver pensando em viajar para Curitiba com seu companheiro de quatro patas, o Ibis Styles Santa Felicidade estará esperando de portas abertas.

Uma recepção muito acolhedora e alegre, fizemos check-in, a trupe ganhou presentes e cartas de boas-vindas. Foi a maior festa, jantamos no próprio hotel e fomos descansar, porque, no outro dia, iríamos de trem para Morretes, uma cidade litorânea, também no Paraná.

“Pessoal, nossa trupe ganhou presente aqui no Hotel Ibis Styles Santa Felicidade. Eu amei o meu patinho!” (Ass: Lennon)

Cartinha de boas-vindas e muito carinho por aqui

“Eu também ganhei um patinho e amei!” (Ass: Ôla)

O Hotel Ibis Styles Santa Felicidade tem ambientes de convívio modernos e charmosos ao mesmo tempo

Sim, nós fomos de trem, mesmo acompanhados dos pets. Quer saber como? Graças à Serra Verde Express, que possui o Bove, um vagão pet friendly muito confortável. A viagem de Curitiba a Morretes dura aproximadamente quatro horas e 15 minutos, portanto, é indispensável que o trem seja confortável tanto para quem viaja acompanhado dos pequenos quanto para quem está sozinho ou apenas com a família humana.

Assim que chegamos na estação e vimos o Bove, ficamos impressionados com o capricho. Dá para perceber que foi pensado com muito carinho, sensação que foi confirmada quando conhecemos Lucille Amaral, a arquiteta idealizadora do vagão pet friendly. Por pura coincidência, visitamos a Serra Verde Express bem no dia em que o Bove estava fazendo um ano de vida. Inclusive, fomos até entrevistados. Dia certo, na hora certa, no lugar certo! Ficamos sempre muito felizes por podermos divulgar o movimento pet friendly adiante, agradecendo às pessoas e aos estabelecimentos que estão pensando cada vez mais nos nossos companheiros de quatro patas.

Após entrevista ao vivo, a trupe se prepara para um passeio de trem com a Serra Verde Express, num vagão totalmente Pet Friendly

Entrevista com o repórter Wesley Cunha da RPC Paraná sobre o passeio e propósito do Expedições Olá Pet!

Ôlinha curtindo o vagão Pet Friendly, chamado BOVE

Quando a viagem começou de fato, foi como se embarcássemos na história da Ferrovia Paranaguá-Curitiba, que teve sua viagem inaugural feita pela Princesa Isabel em 1884. São mais de 41 pontes, centenas de pontilhões, 13 túneis e viadutos de grande destaque. O passeio, que começa às 8h30, mostra, a cada curva, as surpreendentes fauna e flora da Serra do Mar Paranaense, na maior área contínua de Mata Atlântica preservada do país. É impossível não se encantar com o visual verde e deslumbrante.

Bob aprecia o visual deslumbrante da viagem no vagão Pet Friendly

O passeio de trem foi simplesmente fantástico. Realmente, as paisagens são muito bonitas

Rolou mais entrevista durante nossa viagem de trem até Morretes, com a repórter Milena da Rede Mundial. Ôlinha se achando “a blogueirinha”, rsrs

Foto 13

Quantas saudades o BOVE deixou no coração da trupe

Foto 14

Malu e Lennon descansam um pouco durante a viagem. Lenninho se achando “o maquinista”, rsrs

Como havíamos imaginado previamente, chegamos em Morretes na hora do almoço. A intenção era mesmo almoçarmos lá no O Celeiro, restaurante pet friendly que serve barreado, prato típico do litoral paranaense que consiste em um ensopado de carne cozido lentamente em fogo baixo dentro de uma panela de barro vedada por um pirão de farinha. O sabor é inigualável. Logo depois do almoço, retornamos à Curitiba, mas, dessa vez, foi de ônibus, também da Serra Verde Express. No entanto, diferentemente do trem, o trajeto é feito pela Serra da Graciosa, que faz jus ao nome. Um dia perfeito! Já de volta ao Ibis Styles Santa Felicidade, jantamos e fomos descansar.

Foto 15

O Celeiro Ecogastronomia foi o restaurante escolhido para saborearmos o famoso Barreado

O Barreado é um prato típico da gastronomia de Morretes e que vale ser saboreado

Foto 16
Foto 17

Após o almoço, aproveitamos para dar uma volta no centro da cidade

Foto 18

Os pequenos curtiram a paisagem à beira do rio e descansaram um pouquinho à sombra das árvores. Fez muito calor no dia do nosso passeio, e por isso, já fica a dica para sempre hidratar os pets durante as diversas aventuras e passeios pet friendly

Foto 19

De volta ao Hotel Ibis Styles Santa Felicidade, Goo Jr se prepara para descansar porque o dia seguinte a programação era“pé na estrada”

No dia seguinte, enfrentaríamos ainda mais horas de estrada – 11 no total –, porque fomos para Gramado, cidade no Rio Grande do Sul conhecida por seu clima temperado, arquitetura típica e manifestações culturais que lhe renderam o título de “Suíça Brasileira”. Como era fim de ano, época próxima ao Natal, Gramado já estava toda decorada, o maior atrativo da cidade. Chegamos já à noite, cansados, e fizemos nosso check-in na Petit Casa da Montanha, uma hospedagem impecável em todos os detalhes. Além de ser absolutamente charmoso por seu estilo europeu, o hotel ama pets. Encontramos vários amigos peludos por lá. O time de funcionários também é muito especial. Sempre cuidadosos e carinhosos. Até deixavam chocolates nos quartos acompanhados de bilhetinhos que informavam a previsão do tempo do dia seguinte. A Petit exala qualidade, e as refeições servidas por ela são um reflexo disso. Sabe aquela mesa de café da manhã farta e cheia de iguarias? A Petit oferece.

Foto 20

Uma pausa para descanso no caminho a Gramado. Maluzinha e Lennon queriam mesmo era curtir o conforto do ar condicionado no carro

Foto 20.1

Toda trupe já sabia que iríamos amar Gramado

Foto 21

O Hotel Petit Casa da Montanha é uma excelente opção para quem ama charme e conforto em Gramado

Foto 22

Além da excelente localização, pois está a poucos passos da famosa Rua Coberta no centro da cidade

Foto 23

Goo Jr chama a galera para conhecer as acomodações do hotel, todas muito aconchegantes

Foto 24

Ôlinha amou a caminha charmosíssima que reservaram para ela

Foto 25

Com sua carinha de criança feliz, Bob se exibe no espelho do quarto do Hotel Petit Casa da Montanha

Foto 26

Enquanto Goo Jr organiza suas comidinhas no aconchego do quarto

Foto 27

O café da manhã é simplesmente inesquecível em cada detalhe

Foto 28

Só uma coisa a dizer: Esse pãozinho com um recorte em forma de coração e um ovo no meio é uma delicadeza que combina com todos os mimos do Hotel Casa Petit da Montanha

Depois de ficarmos impressionados com a nossa nova hospedagem, nos dirigimos aos quartos para um merecido descanso, já que o próximo dia seria de muito passeio. Acordamos, desjejuamos e partimos para conhecer o Olivas de Gramado, um parque gigantesco localizado em cima de um cânion. Com uma plantação de mais de 12 mil oliveiras de 6 variedades, foi lá que surgiu o primeiro azeite de oliva da Serra Gaúcha. Não poderíamos perder a oportunidade de fazer uma trilha agradável e ainda tivemos direito a piquenique com vista para aquela imensidão verde dos cânions. Inesquecível! O parque também conta com uma loja onde é possível comprar o famoso azeite e tantos outros produtos fabricados a partir do puro óleo de oliva.

Ôlinha curtiu a cama que ganhou de presente do Hotel Villa Rossa e já está com saudades

Uma paradinha para fotografar os cânions da região a caminho do Parque Olivas de Gramado

Foto 29
Foto 30

Parque Olivas de Gramado – Muitas variedades de azeite de oliva na serra gaúcha num lugar único e inesquecível

“Bob, esse lugar merece estar na lista – Temos que voltar!” (Ass: Marley)

Foto 30.1
Foto 31

Após a trilha, fomos presenteados com um delicioso pic nic à beira dos cânions

Em Gramado, também aproveitamos para visitar o Mundo a Vapor, um parque temático que elucida a história dos veículos a vapor através dos seis continentes do nosso planeta. Para quem tem crianças em casa, o parque é o passeio educativo perfeito.

Foto 32

Tia Pati realizada nessa viagem mágica com a trupe Olá Pet!

Foto 33

Goo Jr já prontinho para o passeio de trem no Mundo a Vapor, em Canela

Foto 34

A trupe invadiu o trenzinho do Mundo a Vapor e curtiu o passeio

Durante o tempo que estávamos em Gramado, constantemente íamos para a vizinha Canela, outra cidade gaúcha, e voltávamos de lá no mesmo dia. Com certeza, foi o trajeto mais curto que fizemos nessa viagem: apenas 15 minutos de estrada. Justamente pela proximidade, Gramado e Canela são bem parecidas. Se, por exemplo, estávamos em Gramado, mas queríamos jantar em um restaurante de Canela, não pensávamos duas vezes antes de pegar a estrada. Essa comodidade é incrível. Um bom exemplo que fez nos deslocar assim foi o Containner Bistrot, um restaurante tão primoroso em Canela que valeria até mais do que 15 minutos de viagem.

Foto 35

Maluzinha esbanja charme no Restaurante Containner Bistro no nosso jantar em Canela

Foto 36

Bob e os humanos apreciam a culinária primorosa do local

Não chegamos a nos hospedar em Canela propriamente, mas em Gramado ficamos também no Hotel Canto Verde, outro lugar que conquistou o nosso coração. Muito aconchegante, com um menu bem caseiro e gostoso, arquitetura requintada, estética amadeirada, preocupação com os pets e cercado de uma natureza abundante – não é incomum se deparar com pássaros típicos da região nas janelas da construção.

Foto 37

Nossa segunda hospedagem em Gramado – Hotel Canto Verde, onde o próprio nome já diz tudo, pois é um encanto em meio à natureza do local. Malu & Lennon se preparam para correr e brincar nos jardins do hotel

Foto 38

Goo Jr aproveita para descansar um pouco no conforto do chalé, onde ficamos muito bem acomodados

Foto 38.1

 E depois convida Ôlinha para um almoço especial ao ar livre

Foto 39

O hotel tem um cantinho muito especial para quem gosta de paz, boas energias e aconchego. Ôlinha, a dupla Bob&Marley foram farejar por lá também

“Mamis, adorei o balanço do Hotel Canto Verde” (Ass: Ôla)

Foto 40

Em Canela, visitamos o Ecoparque Sperry, que, como diz o nome, é um parque ecológico. Isso é representado por sua magnitude verde, com cachoeiras, cânions, mirantes, fauna silvestre e muita Mata Atlântica. A beleza do lugar é de impressionar. Os pets até puderam aproveitar para tomar um banho de cachoeira e se esbaldaram, até porque o dia estava lindo. Por isso, logo que saímos do Ecoparque Sperry, passamos no Mi-Au Pet Shop para que eles tomassem um banho quentinho e ficassem cheirosos. A equipe do pet shop foi muito carinhosa e eficiente. Para encerrar esse dia especial, fomos a Canela, e bem próximo à Catedral de Pedra (Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes) que tem um estilo gótico inglês, jantamos no Empório Canela. Um bistrô vintage com opções gastronômicas muito charmosas e apetitosas. No local, tem uma loja bastante aconchegante de livros, discos, artesanatos e cervejas para você curtir o ambiente vintage. Ainda, fomos presenteados com o livro do Happy, o mascote do espaço que é muito aconchegante e vale a visita.

Foto 41

Ah Ôlinha, pelo jeito você também adorou o balanço do Ecoparque Sperry

Foto 42

O Ecoparque Sperry tem trilhas deliciosas e muita natureza para todos

Foto 43

Que dia perfeito para um bom mergulho na cachoeira

Foto 44

Goo Jr aguardando a hora do banho relaxante para ficar cheiroso no Mi Au Pet Shop

Foto 45

“E aí pessoal, a gente tá bonito e cheiroso?” (Ass: Lennon)

Foto 46

“Mamis, só coisa bacana aqui no Mi Au Pet Shop. Que tal esse óculos?” (Ass: Ôla)

Foto 47

Ficamos encantados com a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em estilo gótico em Canela

Foto 48

O jantar foi no charmoso restaurante Emporio Canela, famoso pela gastronomia diferenciada da cidade

Foto 49

O Happy é o simpático mascote do local e fomos presenteados com o livro em sua homenagem. Obrigada pequeno! Você e toda equipe são muito especiais!

Por lá também visitamos o estadual Parque do Caracol, outro lugar impressionantemente lindo. O ponto alto é o mirante para a cascata que fica dentro do parque. É de tirar o fôlego ver aquela forte queda d’água escorrendo de um mezanino natural nasalturas. Tudo, é claro, cercado de muito verde. Tem até esportes radicais para quem curte um friozinho na barriga.

Foto 50

O Parque Estadual do Caracol é visita obrigatória em Canela

Foto 51

E a cascata do caracol faz parte do cartão postal típico da região, porque é simplesmente linda.

Foto 52

Um espetáculo da natureza imperdível para os visitantes humanos e pets de Canela

“Pessoal, não deixem de visitar” (Ass: Goo Jr)

Foto 53

Em um dos últimos dias em Gramado, partimos para a Aldeia do Papai Noel. Como já contamos, era época de Natal, então, ela, que já é bonita o ano todo, fica ainda mais encantadora. Sabia que a Aldeia do Papai Noel é o único parque natalino do Hemisfério Sul? E eles fazem questão de honrar esse título com um trabalho delicado e memorável.

Foto 54

“Posso tirar uma foto com a Trupe Olá Pet!?” (Ass: Papai Noel)

Foto 55

Ôla foi vestida a caráter e curtiu o carrossel do parque

Foto 56

“Quem quer dar uma voltinha de rena?” (Ass: Lennon e Marley)

Foto 57

Também teve muita brincadeira nos deliciosos gramados da Aldeia do Papai Noel

Foto 58

Diversão garantida, né Bob?

Foto 59

“Alguém quer carona no monorail?” (Ass: Maluzinha e Lennon)

Outra marca registrada do Natal no Sul é o Natal Luz de Gramado. Não à toa, tiramos um dia inteiro para apreciar a decoração natalina das ruas da cidade. Sendo assim, os pequenos curtiram tudinho, sem restrições. Passamos pela Catedral de Pedra, Rua Coberta, Fonte do Amor, Rua Torta, Praça das Etnias, entre tantos outros pontos marcantes de Gramado. O ambiente é tão lindo que tivemos a ideia de contratar os serviços de um fotógrafo para registrar esse momento especial. As fotos ficaram maravilhosas! Para o jantar desse dia, optamos por uma fondue no delicioso Joaquina Restaurante. As fondues, doces ou salgadas, são de dar água na boca.

Os pequenos posaram para diversos flashes no Natal Luz, esbanjando simpatia pelas ruas de Gramado

Foto 60.1

Curtimos a decoração especial do Natal Luz e o friozinho típico da montanha

Foto 61

A deslumbrante Catedral de Pedra no Centro de Gramado

Foto 62

A charmosa Trupe Olá Pet! na charmos Rua Torta

Foto 63

Desfrutamos da famosa Rua Coberta com diversas opções de restaurantes, bares e lojas.

Foto 64

Os pequenos correram e se divertiram na Praça das Etnias

Foto 65

“Vem logo trupe! Noite do fondue hoje” (Ass: Maluzinha & Lennon)

O Joaquina Restaurante fechou com chave de ouro nossa visita inesquecível a Gramado

No penúltimo dia, viajamos ainda mais para o Sul, para a cidade de Novo Hamburgo. Nossa intenção era conhecer o pet shop da Lidiane, uma seguidora querida do nosso trabalho. Como estávamos pertinho, não pudemos deixar de visitá-la. Depois de quase duas horas de

viagem, conhecemos o Five Pet Center. Eles estavam esperando os pequenos com um lanche composto por frutinhas, chuchu cozido e até cookies. Nos sentimos muito bem-vindos na linda loja de Lidiane, que ama pets tanto quanto nós.

Foto 67

A convite da tia Lidiane, fã do Expedições Olá Pet!, visitamos a Five Pet Center em Novo Hamburgo

Foto 68

Tia Lidiane e toda equipe nos receberam com muito carinho e a loja é realmente muito bonita

Foto 69

Tia Marisa preparando lanchinho para a trupe na Five Pet Center. Gulosinhos!

Foto 70

“Tia Má, quero mais!” (Ass: Lenninho)

Em nossa breve passagem por Novo Hamburgo, nos hospedamos no Hotel Swan, que nos recebeu com muito carinho e atenção. Logo que amanheceu, retornamos para Curitiba, mas não sem antes pararmos em Imbituba, cidade litorânea de Santa Catarina. Estava sol, e o mar, azul turquesa, fizemos fotos lindas da trupe. Continuamos em direção à Curitiba e chegamos ao nosso destino após quase um dia inteiro de viagem. Em solo paranaense, voltamos para o Ibis Styles Santa Felicidade, que foi tão acolhedor quanto da primeira vez.

Foto 71

Adoramos o Swan Hotel em Novo Hamburgo que é uma opção de hospedagem pet friendly excelente na cidade

Foto 72

A trupe posa para um último flash no imponente lobby do Hotel Swan

Foto 73

“Oi tios, voltamos!” Amamos o Hotel Ibis Santa Felicidade em Curitiba que novamente nos recebeu com imenso carinho, já no caminho de volta

Foto 74

A trupe pronta para a última noite do Expedições Olá Pet! – Sul do Brasil

“Até breve linda Curitiba!” (Ass: Trupe Olá Pet! – Ôlinha preguiçosa nem desceu do carro para a foto, rsrs)

Foto 75

Após nosso último jantar, nem precisamos falar que dormimos como anjos, né? Foi uma daquelas noites de descanso profundo, porque retornaríamos para São Paulo pela manhã. Chegamos sãos e salvos em nosso lar. Foram mais de 2.700 quilômetros rodados! Uma aventura e tanto, que valeu cada segundo.

Está curtindo o Expedições Olá Pet!? Então não deixe de seguir a trupe no Instagram para acompanhar cada aventura passo a passo: