27/08/2021

Expedições Olá Pet! Paraty (RJ)

Por Administrador

Patrimônio histórico da humanidade com uma natureza exuberante e que ama receber os pets

Os diferentes tons de verde e azul do mar Pet Friendly de Paraty

Se você está pensando que os destinos pet friendly se limitam ao campo e às cidades, se enganou. Prova disso é a viagem incrível que fizemos para Paraty, cidade do Rio de Janeiro, no verão de 2021. Pegamos dias de sol, sombra e água fresca. Bom, né? Então continue lendo para conhecer os detalhes dessa aventura maravilhosa.

Escolhemos nos hospedar na Pousada Pontal Gardens, que possui uma pontuação de destaque nas plataformas digitais de hospedagem e que, assim como o restante das construções do município, tem um visual colonial fantástico. Isso é resultado de um passado não muito distante. A cidade histórica de Paraty presenciou momentos importantes do desenvolvimento do Brasil, sendo palco para os ciclos do ouro e do café e para a produção de aguardente.

A trupe chega na pousada e já faz pose

É por isso que a Pontal Gardens faz parecer que seus hóspedes estão indo em direção ao passado, mas com um serviço que é digno do agora. Sem brincadeira, a pousada se tornou um local muito especial para nós. A decoração é linda, o ambiente é aconchegante, a equipe é solícita e educada, o café da manhã é uma delícia – o pão integral artesanal é digno da fama que tem – e não há lugar para preconceitos. Acordávamos todos os dias em quartos espaçosos, com redes de balanço, em meio à natureza, com o canto dos pássaros e a presença dos saguis que, vez ou outra, passeiam pelo jardim. Além disso, a Pontal oferece várias dicas de passeio com os pets e possui um espaço anexo que é… Tenha calma, já falaremos mais sobre isso.

Bob & Marley apresentam a estilosa entrada da pousada

Foto 3.1

Goo Jr se sente em casa na acomodação aconchegante da Pontal Gardens

Foto 3

Malu & Lennon curtem o jardim e área de convivência da pousada

Foto 4

Goo Jr espera mamys para o delicioso café da manhã

Ôlinha chama a atenção para o pão integral feito especialmente para os hóspedes

Foto 5
Foto 6

Café da manhã em companhia de saguis

A pousada aproveitou a nossa visita para inaugurar um verdadeiro Pet Stop dentro de suas instalações para que os pequenos possam tomar um banho merecido após os passeios. Portanto, podemos dizer sem medo: a Pontal Gardens é absolutamente pet friendly. Já pensou em poder chegar dos passeios cheios de areia e sal marinho e ter uma estrutura completa para deixar seu companheiro peludo limpinho novamente? Lá, isso é totalmente possível.

Foto 7

Bob & Marley já querendo inaugurar o Pet Stop da pousada

Quem nos guiou pelo município foi a Casa da Aventura Paraty. A companhia de turismo manja mesmo dos locais mais irados da cidade e nos apresentou praias tão lindas que será até difícil descrevê-las. Agradecemos ao tio Felipe, que foi nosso companheiro nessa jornada. Foi ele quem nos levou, por exemplo, ao Centro Histórico de Paraty. Por lá, visitamos os altares dos Passos da Paixão, que contam a Via Sacra, e a Igreja Santa Rita de Cássia, com a maré cheia. Passamos também pela Rua do Fogo, Casa do Príncipe, Casa de Portas (com a Sequência Fibonacci e Abacaxis), Capelinha Nossa Senhora das Dores (igreja das mulheres), Casa do Amir Klink e Igreja Nossa Senhora dos Remédios (padroeira da cidade). História pura. E o Caminho do Ouro? Você precisa conhecer. É uma trilha que tem um calçamento especial do século XVIII. É como caminhar pela história. O tio Felipe estava junto o tempo todo para nos explicar tudinho. Vale destacar que ele fala quatro idiomas, o que facilita as visitas de turistas estrangeiros.

A trupe foi conhecer o centro histórico de Paraty

O calçamento da cidade caracteriza o centro histórico com suas casas e mansões coloniais

Goo Jr brinca no escorregador do Pesqueiro Nene Oliani

A trupe pausa para foto na charmosa Rua do Fogo

Maluzinha presta atenção na história da Casa do Príncipe contada pelo tio Felipe

O famoso Caminho do Ouro, estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX

Por conta própria, fomos para a Praia do Iririguaçu, supertranquila e de fácil acesso, onde os pequenos se divertiram muito. Também conhecemos a Cachoeira do Iriri, morada da tribo Pataxó, um povo que ali habita dentro da mata preservada, e a Cachoeira Poço da Laje, um lugar excelente para os pets que gostam de nadar em águas tranquilas.

Visita à Praia do Iriri (ou Iririguaçu) para a alegria dos pequenos

Ôlinha observa a tranquilidade da Praia do Iriri, com mar calmo e transparente

A Cachoeira do Iriri fica do outro lado da Rodovia, onde mora uma pequena tribo indígena Pataxó. Mais uma vez, os pequenos caíram na água

E se divertiram, nadaram

Foto 19

Enquanto Ôlinha só observava a bagunça que os amigos estavam aprontando

A Cachoeira Poço da Laje é uma excelente opção para quem está com pets

Ôlinha se candidatou para um banho refrescante no Pet Stop da Pousada Pontal Gardens após o primeiro dia de aventuras

Mas as praias não acabaram por aí. Também fizemos uma excursão com o pessoal da própria pousada, que nos guiou pela Praia da Lula, Lagoa Azul, Ilha Comprida do Sul – que é um verdadeiro aquário natural – e Praia de Parati Mirim, onde vimos o encontro do rio com o mar. Se lembra que mencionamos que a Pontal Gardens possui um espaço anexo? Pois então, no mesmo dia em que conhecemos essas praias paradisíacas, seguimos uma pequena trilha até o sítio Pontal Gardens Mirim, um anexo da pousada que fica na área de proteção ambiental de Cairuçu. Não temos palavras para descrever a beleza do local. Só indo para entender do que estamos falando. Não perca!

Maluzinha e Jaqueline estão ansiosas pelo passeio do dia

Goo Jr, Marisa e Guess apreciam o cenário deslumbrante durante o passeio de barco

Foto 22

Ôla observa o mar transparente e a beleza ímpar da região

Todo esse passeio foi feito a bordo de uma traineira, tipo de embarcação típica que faz parte do cenário da cidade de Paraty. Mergulhamos de cabeça mesmo nessa aventura – principalmente os pets, que mergulharam felizes em águas cristalinas.

Foto 25

Goo Jr observa tudo atentamente, pronto para o próximo mergulho a bordo da traineira

Foto 26

Momento para lanche e descanso em meio à paisagem espetacular no sítio Pontal Gardens Mirim

Enquanto estivemos em Paraty, comemos em quatro restaurantes, todos deliciosos. Um deles é o Bartholomeu, uma opção com pratos magníficos. São frutos do mar, carnes, massas frescas, cogumelos e pães artesanais, além de terem, no âmbito do espaço, um jardim bem florido para receber os pets. Também conhecemos a Vila Margarida, que é a primeira vila gastronômica de Paraty. A variedade lá é enorme, tem diferentes tipos de gastronomia para agradar a todos: pizza, sushi, hambúrguer, feijoada, sobremesas, entre outros. Um coringa para quem fica indeciso na hora de escolher o que comer.

Foto 27

Jantar no Restaurante Bartholomeu localizado no coração do centro histórico de Paraty

Foto 28

Diversas delícias do mar e muito mais num jardim aconchegante para os pets

Foto 29

O Vila Margarida é uma excelente opção para ir com os pets

Foto 30

Tem muitas opções no cardápio, como pizzas

Foto 31

Comida japonesa e muito mais

Não podemos esquecer do Sancho Pança, um restaurante e costelaria que já virou tradição lá em Paraty. Não temos palavras para descrever o tempero. Só de olharmos as fotos, já nos dá água na boca novamente. O ambiente também é ótimo, com muitas plantas e com o chão de pedras que é marca registrada da cidade. E que tal a Vittorio Trattoria? Para quem, assim como nós, ama massas, a Vittorio é inesquecível. São tantas variedades que nem sabemos indicar um único prato, fora o atendimento acolhedor do local.

Foto 32

O Sancho Pança é famoso em Paraty pela costela no bafo e gastronomia diferenciada

Foto 33

O torresmo da entrada já começa a surpreender

Foto 35

Ôlinha dá as boas-vindas no Sancho Pança e se acha a blogueirinha

Foto 36

Tio Felipe conta a história do drink Jorge Amado, típico da região

Foto 37

O Restaurante Vittorio Trattoria é para quem ama a boa culinária italiana, e nós amamos!

Foto 38

Bate-papo gostoso e descontraído enquanto aguardamos o jantar delicioso do Vittorio

E para completar as surpresas da gastronomia da cidade, não deixe de tomar um gelato delicioso na Gelateria Miracolo, localizada no centro histórico e que adora receber pets. Por isso, desenvolveram os sorvetes para eles também. Imperdível a cada sabor.

Foto 40

O melhor gelato da região está na Gelateria Miracolo, e nós fomos conferir

Foto 41

Sim! Também tem sorvete para pets e eles amaram, né Goo?

Aliás, Paraty é uma viagem que indicamos de olhos fechados. Foi perfeita do início ao fim. Em geral, lá faz calor durante quase o ano todo, até mesmo quando chove. Mas, se acontecer de o tempo estar mais frio, temos certeza de que você e sua família também vão aproveitar muito esse lindo município histórico.

Foto 43

A trupe pausa para a última foto, já a caminho de casa e com saudades no coração

Está curtindo o Expedições Olá Pet!? Então não deixe de seguir a trupe no Instagram para acompanhar cada aventura passo a passo: