Quando era setembro de 2020, partimos em direção ao segundo destino do Expedições Olá Pet!: a cidade de Socorro, no interior de São Paulo. O município é forte no turismo, e isso fica claro já no site oficial de Socorro. A população se importa tanto com esse aspecto da economia local que a plataforma digital serve basicamente para dar dicas a quem decide visitar o lugar. Para a nossa felicidade, o tópico “pet friendly” é o primeiro no menu da página inicial. Por isso, não tínhamos dúvidas de que aproveitaríamos muito a cidade. E assim o fizemos.
Quaisquer possíveis dúvidas já haviam sido sanadas em março do mesmo ano, já que Socorro foi a cidade que visitamos para o piloto do projeto que futuramente se tornaria o Expedições Olá Pet!. Não poderíamos ter começado melhor.
Marisa, Guess, Baby John e Goo Jr curtindo o rafting no Rio do Peixe
Socorro se localiza na Serra da Mantiqueira, não à toa é um município rodeado de natureza e com um clima agradável tanto no verão quanto no inverno. “As elevações e os desníveis do terreno criaram incríveis rios de corredeira, como o Rio do Peixe, e belas cachoeiras. Além disso tem fontes de água mineral, mirantes no topo de montes lindíssimos, passarinhos cantando na alvorada e dançando no céu, quase que só pra você”, descreve o site. A hotelaria da cidade é constituída basicamente de hotéis fazenda, o que significa que, onde quer que você escolha se hospedar, não faltarão atividades de aventura e ecoturismo, silêncio, sossego, comida boa e comodidades.
“Falou em nadar, é pra já!” – o Rio do Peixe faz parte da Natureza exuberante de Socorro
Em relação à hospedagem, nós passamos por três lugares, e todos, sem exceção, nos acolheram muito bem. Um deles foi o Grinberg’s Village Hotel, que, como foi descrito na bio de seu próprio Instagram, é a casa de campo que os turistas procuram em Socorro. Ambiente tranquilo e familiar, sem deixar de fora qualidade em tudo que é oferecido para os visitantes. O mesmo pode ser encontrado nos Chalés Santa Catarina, uma hospedagem ainda mais intimista, charmosa, e que ama receber animais de estimação. “Somos 100% Pet Friendly. Aqui você pode até se hospedar sem o seu pet, mas definitivamente você precisa gostar de pets para se hospedar conosco.” diz o site logo no início. E já possuem uma piscina exclusiva para os pequenos.
Descanso merecido no jardim do Grinberg’s Village Hotel
Tia Pati brincando com as “cãocierges” Preta e Brahma da Pousada Chalés Santa Catarina
Há também a Pousada A Mata que Canta, que é um verdadeiro paraíso. Por ser localizada na colina dentro do Parque de Aventuras Monjolinho, os hóspedes ganham acesso livre ao parque e podem participar de diferentes atividades, de acordo com o pacote contratado. Além de parque, o lugar possui uma reserva florestal e visão para o Rio do Peixe, que reverbera o som de suas corredeiras – daí o nome da pousada.
Goo Jr curtindo a linda paisagem da Pousada A Mata que Canta
Os BFF Hyundai curtem a vista linda da Pousada A Mata que Canta
Os chalés são deliciosos, possuem mezanino e deck de madeira com vista para o rio. Com uma pegada rústica, alguns são mais espaçosos, com dois andares e a lareira deixa o ambiente ainda mais aconchegante. Tudo pensado nos mínimos detalhes.
Bob & Marley descansando no chalé da Pousada A Mata que Canta
No que diz respeito à área compartilhada da pousada, temos ainda mais elogios a fazer. Existem duas piscinas: uma para os humanos e uma reservada exclusivamente para os pets, assim eles podem aproveitar sem limites. E, como mencionamos, a pousada é parte do Parque de Aventuras Monjolinho, portanto, o parque é basicamente a área externa dos hóspedes. Simplesmente incrível!
Os pequenos amaram a “Piscina Pet” da Pousada A Mata que Canta
No Monjolinho, é possível embarcar em diversas aventuras. Algumas são tão radicais que os nossos companheiros peludos não podem participar, mas a estrutura é completa para aqueles que gostam de sentir um friozinho na barriga. A lista de atividades é longa, confira:
- Arvorismo;
- Rapel;
- Trila do Cipó (permitida para pets);
- Tirolesa;
- Boia cross;
- Stand up paddle e supdog (permitida para pets);
- Rafting (permitido para pets);
- Quadriciclo;
- Escalada;
- Trilha das Cachoeiras (permitida para pets);
- Trilha da Mantiqueira;
- Caiaque (permitida para pets).
Agora é a vez de escalada – Parque Monjolinho
Além das atividades unitárias, os hóspedes também podem contratar day uses, que são pacotes com diferentes atividades para aproveitar durante todo o dia. Esse tipo de pacote vale mais a pena para quem não se hospedou na Pousada A Mata que Canta.
Se você precisa de mais informações, o site do Parque de Aventuras Monjolinho – assim como o da pousada – é bem completo e adverte, com atenção, quais atividades são viáveis para pets. De qualquer forma, a Olá Pet! recomenda que o tutor fique atento aos detalhes dos passeios para incluir o pet, considerando hábitos, espécie, raça e porte.
Mas Socorro não se resume ao Monjolinho. Visitamos o Parque dos Sonhos, que é lindo, verde, imenso e cheio de atividades muito divertidas. Sério, é incrível e recomendamos a todos que passem um dia inteiro lá. Também contamos com a parceria da Próxima Aventura Canoar, uma operadora de rafting, para um passeio animado nas corredeiras. Amamos fazer a atividade com os embaixadores, eles se divertiram bastante. Recomendamos que o tutor converse em detalhes com os instrutores para avaliar a possibilidade do pet fazer este tipo de atividade, já que é um pouco mais radical. Para quem realmente gosta de água e poderá ficar seguro durante a descida das corredeiras.
Tia Pati realizada nessa foto com a trupe na Cachoeira do Parque dos Sonhos
Tia Pati, Jaque, Xande, Maluzinha, Bob e Marley curtindo o rafting com o time da Próxima Aventura Canoar
Fomos ao Pesqueiro Nenê Oliani, um espaço aberto, bem grande e repleto de verde. Os pets deitaram e rolaram na terra molhada. É indispensável contar que os pratos servidos no pesqueiro são maravilhosos, afinal, comer peixe fresquinho e recém-pescado é um dos prazeres da vida. Um local com proposta parecida é o Centro Pitauá, onde comemos muito bem e ainda escutamos música ao vivo.
Goo Jr brinca no escorregador do Pesqueiro Nene Oliani
“Vem logo Goo! Só falta você na foto”. Malu, Baby John, Bob e Marley doidinhos para nadar no lago do Pesqueiro Nene Oliani.
“Vamos tio! Queremos conhecer tudinho”. O querido tio João do Restaurante Centro Pitauá posa com os pequenos
Outros lugares nos quais é possível comer – e comer bem – em Socorro são os restaurantes Sal & Pimenta e Massimo. O primeiro tem um cardápio com pratos cheios de molhos e queijos. O segundo, massas frescas e gourmet. Impossível decidir um favorito. Comida de qualidade e ambiente pet friendly – tudo que procuramos.
Terminou de comer e quer adoçar a boca ou tomar um cafezinho? Então vá para o Doce Arte Café. Uma dica: os sorvetes são ótimos. Mas, se você não gosta dos gelados, os churros e crepes são uma boa pedida também.
Pausa para um cafezinho e sorvete pet no Doce Arte Café
Não podemos esquecer que a ida a Socorro em setembro também foi marcada pela festinha em comemoração aos sete anos do Bob, o integrante mais velho da nossa trupe. A festa aconteceu na Pousada Mata que Canta e teve encerramento em uma das mais belas paisagens da cidade, o Mirante da Pedra Bela Vista – que faz jus ao nome. Que bela vista! Lá de cima, assistimos ao pôr do sol que preencheu de tons alaranjados o céu limpo de Socorro. Foi um dia abençoado. Já estamos com saudades. Ao anoitecer, ainda na Pedra Bela Vista, desfrutamos de uma fogueira quentinha e comemos pizzas e pans de palo (receita peruana em que os pães são assados na ponta de uma haste de madeira). Uma experiência diferente e inesquecível.
Bob ganhou muito carinho de Papito e de todos os amigos na Pousada A Mata que Canta
Pôr-do-sol na Pedra Bela Vista
Maluzinha tentando roubar mais um cookie da PremierPet
Malu e Goo Jr descansam enquanto Jaque e Marisa assam o Pan de Palo na Pedra Bela Vista
Foi muito bom reunir todos para esse momento tão especial para o Bob e toda trupe.
Gratidão é a palavra! Os aUmigos do Bob reunidos num pôr-do-sol lindo para comemorar seu aniversário de 7 anos na Pedra Bela Vista. Ele merece!
E assim foi a nossa viagem: uma delícia! Socorro é, sem sombra de dúvidas, uma cidade extremamente pet friendly e repleta de aventuras. Aproveitamos para agradecer à Associação de Turismo de Socorro (ASTUR) que nos auxiliou em todo o roteiro incluindo hospedagem, gastronomia e aventuras. Siga no instagram @turismosocorro.